sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Escola de Ensino Fundamental Tibúrcio Valeriano da Silva
Público alvo: Alunos do 1º ao 5º ano do turno vespertino
Duração: Até o final das etapas

JUSTIFICATIVA
Diante do diagnostico que foi feito na II etapa, onde observamos algumas dificuldades nos alunos do 1º ao 5º ano, fez se necessário a elaboração desse projeto que visa desenvolver neles uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica.
Serão trabalhadas atividades visando à participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Utilizará métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz. O letramento que compreende o domínio da leitura e da escrita como contato com o mundo, é o foco central desse projeto.
Tendo em vista os resultados do diagnóstico da turma, foi definido um plano de trabalho com as metas gerais a serem desenvolvidas durante as próximas etapas. Foram definidas também ações e atividades tendo por base as competências necessárias e que deveriam ser garantidas no processo inicial de alfabetização e letramento.
Ao trabalhar visando a construção dessas competências, acreditar-se que cada aluno será capaz, ao longo do desenvolvimento do trabalho, de identificar os diferentes portadores de textos bem como seus usos sociais. Esse projeto será mais um passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial nas produções de textos e, conseqüentemente, melhor resultados nos estudos, de modo geral.
OBJETIVO GERAL
Contribuir no processo de alfabetização e letramento dos alunos através de atividades lúdicas, que alimentem o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Adquirir competência na leitura e escrita;
Conhecer alguns portadores de texto;
Escrever ortograficamente correto;
Saber interpretar vários tipos de texto;
Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo ensino aprendizagem;
Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produções de textos.

CONTEÚDOS ABORDADOS NO PROJETO:
Leitura, escrita e interpretação de textos

METODOLOGIA
Será utilizada a que contempla a abordagem sócio-interacionista, permitindo que a criança tenha oportunidade de construir sua aprendizagem com as intervenções pertinentes. Portanto, será aplicada uma metodologia que favoreça o desenvolvimento da criança nas diversas fases da alfabetização, respeitando suas características individuais e necessidades pessoais. Também serão valorizadas as diversas contribuições que os diferentes métodos de alfabetização oferecem.
Através do resultado do diagnóstico das turmas foi definido um plano de trabalho com metas a serem desenvolvidas no dia-a-dia na sala de aula.
Nos 1º anos os professores trabalham reforço com aqueles alunos que tem dificuldades com as letras do alfabeto.
Nos 2º anos há uma troca de salas, duas vezes por semana, ao alunos já alfabetizados ficam com uma professora do 2.º ano, enquanto os não alfabetizados ficam em outra sala com outra professora do outro 2º ano.
Nos 3º, 4º e 5º anos, os alunos que estão com as mesmas dificuldades são alfabetizados pelas estagiárias diariamente. E uma vez por semana o professor regente dar aula de reforço.
Estão sendo desenvolvidas atividades diariamente no dia-a-dia da sala de aula com matérias concreto como: alfabeto móvel, fantoches, jogos de rimas, jogos de memória com escrita/desenho entre outros.
Empréstimos de livros, onde o aluno leva para casa e determina o dia de entrega.
Piquenique da leitura, onde os alunos vão a Praça Ceci Cunha, levam lanches e livros de história infantis.
Estamos trabalhando atividades diversificadas visando a participação de todos os alunos no processo de ensino aprendizagem, priorizando a leitura e a escrita.

AVALIAÇÃO
A avaliação será diagnóstica e processual, para que o professor possa rearticular sua prática de acordo com as necessidades da turma. Serão observados os seguintes aspectos: participação, interesse, desempenho, engajamento e colaboração.

RESULTADOS OBTIDOS
O projeto encontra-se em fase de execução. No entanto, alguns resultados já são percebidos. Algumas crianças alcançaram etapas avançadas da alfabetização e letramento. É evidente o interesse pela leitura, o desenvolvimento da escrita e habilidades necessárias à aquisição das competências previstas inicialmente.
Conclui-se que o trabalho por meio de projetos constitui-se numa ferramenta fundamental para a prática de um trabalho coerente com as atuais concepções de ensino e aprendizagem.
SEGESTÕES DAS LETRAS DAS CANTIGAS DE RODAS PARA SEREM TRABALHADAS

PROPOSTA DE TRABALHO:  ATIREI O PAU NO GATO

VERSÃO ORIGINAL

ATIREI O PÁU NO GATO TÔ TÔ
MAS O GATO TÔ TÔ
NÃO MORREU REU REU
DONA CHICA CÁ
ADMIROU-SE SE
DO BERRO, DO BERRO QUE O GATO DEU
MIAU !!!!!!

2ª VERSÃO

NÃO ATIRE O PAU NO GATO, TO...
PORQUE ISSO, SO...SO
NÃO SE FAZ, FAZ, FAZ...
JESUS CRISTO, TO...TO
NOS ENSINA, NA...NA
A AMAR, A AMAR OS ANIMAIS
AMÉM!

3ª VERSÃO

NÃO ATIRE O PAU NO GATO, TO...
PORQUE ISSO, SO...SO
NÃO SE FAZ, FAZ, FAZ...
O GATINHO – NHO...NHO
É NOSSO AMIGO – GO-GO
NÃO DEVEMOS
NÃO DEVEMOS
MALTARATAR OS ANIMAIS
MIAU!

PROPOSTA DE SEQÜÊNCIA DIDÁTICA DA MÚSICA: ATIREI O PAU NO GATO

1. Colocar a letra na 1ª versão no quadro;
2. Colocar o CD para as crianças ouvirem e cantar com elas;
3. Questionar: sobre o que fala a cantiga? Se é correto o que está sendo tocado na música? Se eles conhecem outras maneiras de cantar essa mesma cantiga?
4. Realizar a leitura coletiva apontando as palavras e cantando com as crianças;
5. Colocar a letra na 2ª versão no quadro.
6. Colocar a letra na 3ª versão no quadro.;
7. Fazer também com as crianças a leitura coletiva da cantiga na 2ª e 3ª versões;
8. Discutir: De qual das três versões gostaram mais? O que mudou em relação a 1ª forma como a música foi cantada? O que essa nova versão nos ensina?

9. Pedir às crianças que brinquem em duplas cantando a musica nas três formas;
10. Fazer desenhos ilustrando: a 1ª , 2ª e 3ª versão da cantiga atirei o pau no gato;
11. Pedir que leiam sem cantar, ir apontando enquanto elas lêem;
12. Destacar as palavra: GATO e realizar atividades: (1º oralmente e várias vezes, depois com atividade impressa) fazer com cada palavra em uma aula a depender do nível da turma.

Ex.: GATO

Quais são as letras utilizadas para escrever a palavra?

Qual a 1ª letra?_________________

Qual a última letra?__________

Quantas sílabas?___________

Qual a 1ª sílaba?__________

Qual a última sílaba?_________

Qual a 2ª sílaba?________

Quantas letras? _________

Quantas sílabas?___________

De que outros modos podemos escrever essa mesma palavra?

____________________ , _____________________ e ____________



13. Pedir para que as individualmente escrevam a palavra na lousa ( mesmo olhando se for o caso).

14. Pedir para que montem a palavra na sua mesa com o alfabeto móvel.

15. Estudar as famílias silábicas da palavra GATO no 4 tipos de letras: GA/GO/GU/GÃO e TA/TE/ TI/ TO TU TÃO.

16. formar palavras usando o alfabeto móvel (com as silabas que aparecem na palavra: GATO

17. Criar coletivamente frases com a palavra; realizar a leitura das frases coletivamente com os alunos, explicando sobre a questão da segmentação e pontuação e pedir para que os alunos escrevam as frases no quadro.

18. Cantar novamente a letra da cantiga com as crianças acompanhando apontando no cartaz;

19. Fatiar a letra da cantiga em tiras e pedir que os alunos montem a letra no papel metro ou cartolina dado por você e depois leiam para você (pode ser de grupo, dupla ou individual) a depender do nível da turma;

20. Pedir para que os alunos ditem a letra da cantiga e a professora escreve no quadro e faz com eles a leitura coletiva

21. Pedir para que os alunos copiem a letra da cantiga no caderno (orientar sobre o uso do caderno da direita para a esquerda, na linha, margens)

22. Fazer o ditado das palavras da cantiga;

23. Fazer palavra cruzada com e sem bando de dados para as crianças;

24. Fazer a letra da cantiga com lacunas para que as crianças reflitam sobre as palavras que faltam e completem;

25. Colocar o CD novamente e cantar acompanhando no cartaz

26. Fatiar a letra da cantiga em palavras e pedir que os alunos em dupla montem a letra em um cartaz ilustrando e leiam para a turma.

27. Colocar o CD e pedir que as crianças cantem brincando umas com as outras.

28. Recorte e colagem do animal (gato) cada aluno faz o seu.


PROPOSTA DE TRABALHO:  PIRULITO QUE BATE BATE

PIRULITO QUE BATE BATE

PIRULITO QUE JÁ BATEU

QUEM GOSTA DE MIM É ELA

QUEM GOSTA DELA SOU EU


PIRULITO QUE BATE BATE

PIRULITO QUE JÁ BATEU

A MENINA QUE EU GOSTAVA

NÃO GOSTAVA COMO EU


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Letra da cantiga: Pirulito que bate-bate

1. Colocar a letra no papel AP em letras garrafais;

2. Colocar o CD para a crianças ouvirem e cantar com elas;

3. Questionar: se gostaram? Sobre o que fala?

4. Realizar a leitura coletiva apontando as palavras e cantando com as crianças;

5. Pedir às crianças que brinquem em duplas cantando a musica;

6. Pedir que leiam sem cantar, ir apontando enquanto elas lêem;

7. Destacar as palavras: PIRULITO, BATE, EU, ELA, DELA, MENINA, COMO, SOU e realizar atividades: (1º oralmente e várias vezes, depois com atividade impressa) fazer com cada palavra em uma aula a depender do nível da turma.

Ex.: PIRULITO

Quais são as letras utilizadas para escrever a palavra?

Qual a 1ª letra?_________________

Qual a última letra?__________

Quantas sílabas?___________

Qual a 1ª sílaba?__________

Qual a última sílaba?_________

Qual a 2ª sílaba?________

Qual a 3ª sílaba?________

Quantas letras? _________

De que outros modos podemos escrever essa mesma palavra?

____________________ e _________________

8. Pedir para que as individualmente escrevam a palavra na lousa ( mesmo olhando se for o caso).

9. Pedir para que montem a palavra na sua mesa com o alfabeto móvel.

10. Criar coletivamente frases com a palavra; realizar a leitura das frases coletivamente com os alunos, explicando sobre a questão da segmentação e pontuação e pedir para que os alunos escrevam as frases no quadro.

11. Cantar novamente a letra da cantiga com as crianças acompanhando apontando no cartaz;

12. Fatiar a letra da cantiga em tiras e pedir que os alunos montem a letra no papel metro ou cartolina dado por você e depois leiam para você (pode ser de grupo, dupla ou individual) a depender do nível da turma;

13. Pedir para que os alunos ditem a letra da cantiga e a professora escreve no quadro e faz com eles a leitura coletiva

14. Pedir para que os alunos copiem a letra da cantiga no caderno (orientar sobre o uso do caderno da direita para a esquerda, na linha, margens)

15. Fazer o ditado das palavras da cantiga;

16. Fazer palavra cruzada com e sem bando de dados para as crianças;

17. Fazer a letra da cantiga com lacunas para que as crianças reflitam sobre as palavras que faltam e completem;

18. Colocar o CD novamente e cantar acompanhando no cartaz

19. Fatiar a letra da cantiga em palavras e pedir que os alunos em dupla montem a letra em um cartaz ilustrando e leiam para a turma.

20. Colocar o CD e pedir que as crianças cantem brincando umas com as outras.

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