sábado, 30 de outubro de 2010

PROJETO HOMENAGEANDO NELSON MANDELA

ESCOLA TIBÚRCIO VALERIANO DA SILVA

JUSTIFICATIVA

A história da violência que chega até a escola é um reflexo do que ocorre em nossa sociedade, onde os valores, são na maioria deturpados. Há que se lutar cada vez mais, não só em âmbito local, mas no mundo inteiro, para que prevaleça a paz que vem da justiça, a ordem que vem da igualdade, a politica que vem da verdade, a sociedade que vem da solidariedade: um esforço conjunto de pessoas, de professores e alunos que apostam e acreditam na paz deixam claro o conteúdo deste projeto.
Um grande destaque em nossa história é Nelson Mandela, pacifista e ex-presidente sul africano que liderou o movimento contra o apartheid (significa vidas separadas em africano), era um regime segregacionista que negava aos não brancos (indianos, malaios, mestiços, árabes e, especialmente, negros) da África do Sul os direitos sociais, econômicos e politicos. No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem européia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os intereses dos brancos. Aos não brancos eram impostos várias leis, regras e sistemas de controles sociais.
o lider sul-africano Nelson Mandela foi um dos mais importantes sujeitos politicos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.
Lutou pela aproximação do seu povo, para alcançar a paz e quebrar diferenças racionais. Por tudo isso ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
Por ser um grande destaque pela paz no mundo, será homenageado pela Escola tibúrcio Valeriano no desfile do dia 30 de outubro.
OBJETIVO GERAL
Disseminar no ambiente escolar uma cultura de paz, respeito mútuo, preservação do patrimônio material e da vida, afim de um melhor aproveitamento e desempenho.
Objetivos especificos:
  • Pesquisar a biografia de Nelson Mandela;
  • Oportunizar a reflexão da importância de Nelson Mandela para a humanidade;
  • Pesquisar frases marcantes de Nelson Mandela;
  • Realizar dramatização a partir do filme: A LUTA PELA LIBERDADE
AÇÕES PRÁTICAS
Reflexão, discussão e pesquisas sobre as questões relacionadas ao tema PAZ tendo como exemplo Nelson Mandela.

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender a odiar, e, se aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar.

Nelson Mandela



Nenhum comentário:

Postar um comentário