segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PROJETO: CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO ESCOLAR (está sendo trabalhado no momento)



ESCOLA MUNICIPAL TIBÚRCIO VALERIANO

PÚBLICO ALVO: Toda a comunidade escolar

JUSTIFICATIVA

O descaso com a preocupação em relação as escolas públicas já se vem sendo discutido a muitos anos, entretanto as ações para minimizar os problemas da falta de cuidados com o Patrimônio Publico Escolar pode partir da própria escola em prol de um ambiente conservado e preservado, resgatando assim a valorização e conscientização dos alunos quanto a importância da mesma.

A falta de informação quanto os custos para a construção e mantimento do Patrimônio Público “Escola”, em relação aos impostos pagos por todos os cidadãos, faz com que estes alunos, percebam que a escola é apenas responsabilidade do governo, não tratando a mesma como seu espaço para a educação, ética e compromisso de ser cidadão.

De acordo com IBICT, 1999:

Como cidadãos desfrutamos de uma série de direitos que, certamente, variam de uma sociedade para outra. Temos direitos fundamentais como pessoas: o direito de ser tratado como um ser humano, com tudo o que isto implica; direitos civis: liberdade de expressão, de reunião e direito à proteção jurídica; direitos políticos: direitos a voto; temos igualmente direitos sociais, considerados geralmente como o direito à uma vida digna.

Dessa forma ,certifica-se que a Escola como um Patrimônio Publico ,é de responsabilidade de todos e deve ser protegida, defendida e preservada, visando um ambiente mais propicio a educação de crianças e jovens.

OBJETIVOS

GERAL: Promover a conscientização de toda a escola quanto a valorização, cuidados, conservação e preservação da Escola Municipal Tibúcio Valeriano.

ESPECÍFICOS:

  • Demonstrar que a escola pertence a todos, como a mesma é mantida através dos impostos pagos por todos os cidadãos;
  • Propor uma reflexão juntos aos participantes sobre a responsabilidade de conservação do patrimônio Público Escolar;
  • Promover a ética, quanto à responsabilidade dos cuidados com carteiras, cadeiras, portas e ventiladores;
  • Incentivar a conservação de todos os matérias da cantina como,copos pratos e colheres;
  • Estimular os cuidados relacionados a todos os materiais da biblioteca, como um espaço para o desenvolvimento de seus conhecimentos.

METODOLOGIA

Os procedimentos metodológicos serão divididos em momentos, as quais estão demonstradas abaixo:

No primeiro momento, consistirá da apresentação em sala, do projeto para aos alunos, para que os mesmos possam ter o conhecimento do que será trabalhado. Dessa forma os alunos estarão preparados para as etapas seguintes.

Assim, no segundo momento haverá a participação dos alunos. Serão selecionados alguns alunos para a confecção de cartazes, contento informações sobre os atos certos e errados que influenciam no bem estar escolar.

Dessa forma, no quarto momento tem-se a apresentação desses cartazes nas salas de aula, pelo grupo escolhido. A informação passada por esses grupos será de suma importância para promover a conscientização dos demais alunos envolvidos. Assim caberá a estes, disponibilizar informações sobre:

  • O que seria Patrimônio Público;
  • Que por ser Público, não significa dizer que não devemos ter os cuidados necessários, e que todos os cidadãos pagam impostos para que ocorra a construção e mantimento da escola;
  • Quais as ações corretas para conservação do Patrimônio Público Escolar;
  • Quais as ações negativas que proporcionam a escola um péssimo estado de ambiente;
  • Demonstrar como a Escola Municipal Tibúcio Valeriano se encontra (através de fotos),como por exemplo a falta de cadeiras;

O grupo deverá passar para a escola qual foi à reação dos alunos em relação aos dados fornecidos

No quinto momento haverá a elaboração de paródias relacionadas ao assunto citado, sobre responsabilidade dos professores de lingua portuguesa.

Ao final do projeto terá como culminânicia a apresentação das paródias feitas pelos alunos.

A HORA DA LIMPEZA

As turmas formaram grupos de alunos responsáveis por observar os demais na hora do intervalo, em relação a:

  • Lixo jogado no chão,
  • Organização das salas de aula;

Fazer um pequeno relatório.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. A informação: tendências para o novo milênio. Brasília, 1999.

2 comentários:

  1. uma frase q resumisse tudo isso ?

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  2. Muito bom o projeto da escola,estou precisando elaborar um para trabalhar na minha com os alunos, se tiverem alguma outra sugestão ficarei muito grata em recebe-la!
    Obrigada

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