quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

PROJETO DE INTERVENÇÃO DA LEITURA, ESCRITA E CONCEITOS MATEMÁTICOS

Escola de Ensino Fundamental Tibúrcio Valeriano da Silva

Público alvo: 6º anos

Duração: um mês

JUSTIFICATIVA

Observando o grau de dificuldades na leitura, escrita e nas quatro operações do conhecimento matemático dos alunos dos 6º anos , o corpo docente reivindicou junto a coordenação e direção uma posição para resgatar no corpo discente a auto-estima do campo cognitivo dos saberes da linguagem e raciocínio lógico matemático, então, fez-se necessário a elaboração deste projeto que visa desenvolver neles o gosto e o hábito pela leitura , escrita e o raciocínio matemático.

O projeto desenvolvido terá como foco a alfabetização, letramento e conhecimento matemático dos alunos dos 6º anos. Serão trabalhadas atividades visando à participação de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Utilizando métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se torne mais eficaz.

Devemos trabalhar em busca de uma Matemática desenvolvida para resolver situações encontradas a partir do conhecimento do aluno, em seu dia-a-dia, dentro ou fora da escola, da sala de aula, com ou sem a ajuda de outro sujeito. É o aluno sentindo-se seguro para aplicar os conteúdos matemáticos que dêem sentido à sua vida.

Através dos resultados do diagnóstico das turmas, foi definido um plano de trabalho com as metas a serem desenvolvidas do dia-a-dia da sala de aula no período de quatro semanas.

Esse projeto será mais um passo dado em prol do aluno, evitando principalmente que ele perca o estímulo na sala de aula. Dessa forma, acredita-se que haverá uma melhora substancial nas produções de textos e, conseqüentemente, melhor resultados nos estudos, de modo geral.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para que os alunos adquiram competências e habilidades necessárias à aquisição da leitura, escrita e no conhecimento matemático bem como seus usos por meio de atividades lúdicas, prazerosas e desafiadoras.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Adquirir competência na leitura e escrita;

Saber interpretar vários tipos de texto;

Conhecer alguns portadores de texto;

Produzir textos através de modelos trabalhados;

Escrever ortograficamente correto;

Interpretar gráficos e tabelas;

Dominar as quatros operações matemática;

Melhorar o aprendizado dos alunos;

Identificar e relacionar no seu dia-a-dia situações-problema envolvendo a matemática.

Reforçar a importância da matemática em nosso dia-dia;

Desenvolver o gosto pela matemática.

CONTEÚDOS ABORDADOS NO PROJETO:

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura

Interpretação

Produção de texto

Reescrita

MATEMÁTICA

As quatro operações

Problemas matemáticos

Organização, leitura e interpretação de dados e informações apresentados

em tabelas e gráficos.

PROFESSORES ENVOLVIDOS:

Prof.ª Dayana – Ciências – Português

Prof.º Emanuel – Matemática

Prof.º Monteiro – História – Matemática

Prof.ª Edna – Arte - Portugês

Prof.ª Zilma – Religião – Matemática

Prof.ª Gilvânia – Inglês – Português

Prof.º Felipe – Português

Prof.º Adilson – Geografia – Português

Profª Nasidy Laboratório de informática

RECURSOS DIDÁTICOS:

Livros paradidáticos;

Micro System;

Quadro e giz;

Jogos paradidáticos;

Cartazes;

Data show;

Retroprojetor;

Transparência

Xerox;

METODOLOGIA

Para desenvolvermos esse trabalho, com a intenção de tornar as atividades mais atrativas e ao mesmo tempo enriquecedoras para a aprendizagem dos alunos, várias ações foram desenvolvidas, tais como:

Encontro entre os professores para estudo, discussão, escolha dos recursos, jogos e textos para elaboração das aulas;

Apresentação e abertura do projeto para os alunos dos 6ª anos;

Aplicação de atividades desenvolvidas a partir de textos;

Aplicação de atividades envolvendo as quatro operações matemáticas;

Jogos didáticos;

Construção de tabelas e gráficos a partir de situações-problema envolvendo a matemática.

Ao longo desse mês as atividades serão apresentadas e desenvolvidas de acordo com o cronograma. Tendo diariamente duas aulas de português e duas de matemática.

CRONOGRAMA

ATIVIDADES / SEMANAS

Apresentação e abertura do projeto para os alunos dos 6ª anos;

X





Leitura de textos;

X

X

X

X


Interpretações orais e escritas de textos

X

X

X

X


Escrita e reescrita de textos

X

X

X

X


Produção de textos

X

X

X

X


Interpretação das mais diversos jogos matemáticos

X

X

X

X


Atividades envolvendo Adição e Subtração

X

X

X

X


Atividades envolvendo multiplicação



X

X


Atividades envolvendo divisão




X


Problemas matemáticos

X

X

X

X


Construção de tabelas e gráficos a partir de situações-problema envolvendo a matemática




X


História em quadrinhos (laboratório de informática)






Culminância do projeto





X

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá por meio das observações do professor em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das atividades propostas considerando-se os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.

CULMINÂNCIA:

Ocorrerá com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário