segunda-feira, 8 de outubro de 2012

4º Olimpíada Nacional de História do Brasil



               A Escola Tibúrcio Valeriano (E.T.V.) participou da 4º Olimpíada Nacional de História do Brasil. A Olimpíada de História vem sendo organizada há quatro anos pelo Museu de Ciências da Unicamp, tem como objetivo promover a história do Brasil. Realizada em cinco fases on-line e uma presencial, que conta com a participação de equipes dos últimos anos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e do Ensino Médio.
A nossa escola participou com duas equipes (Ceci Cunha: Ani Alice - 8º B, Valter Nogueira – 8º A e Gerson Dantas – 9º A, e Manoel André: Priscila Siqueira – 9º B, Laryssa Cristina – 9º A e João Pedro – 8º B ). Depois de quatro semanas de intensivas leituras e debates as equipes avançaram a quarta fase da olimpíada, sendo, infelizmente, eliminada.
Em quatro semanas foram analisados imagens históricas, debatidos textos, assim como, produzidos artigos pelas equipes. A equipe Ceci Cunha, produziu um valioso texto sobre a resistência quilombola em nosso Estado. A equipe Manoel André, produziu e analisou a questão do preconceito religioso, abordando o “Quebra de 1912”, evento histórico alagoano marcado pela intolerância religiosa.
Qual a importância da participação de eventos como este? A participação dos nossos discentes, nesses eventos, possibilita, como pode ser visto nos resultados produzidos, a inserção num diálogo intelectual, aguçando a compreensão deste do mundo em que os cerca.
É por isso, que parabenizo os membros das equipes, seus esforços, dedicação e empenho, este que facultaram seu tempo de intervalo e de descanso para realizar leituras, além de ouvir as orientações deste que escreve.
Em nome das equipes, parabenizo: as Profª Nasidy, Coordª Cristina (Os contrarregras são tão importantes quanto os atores) e aqueles que nos apoiaram.
Prof. Orientador Monteiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário